terça-feira, 4 de março de 2008

Vivemos assim?

Como toda boa sociedade de consumo adepta aos padrões capitalistas, consumimos. Não porque nos falta algo, na verdade temos muita coisa, mas consumimos pelo prazer de ter. Se "ter" é mais importante do que "ser" é correto que tenhamos coisas, que eu tenha coisas. Como farei amigos se eu não tiver um vestuário de marca?
É óbvio que meu interior não importa, o que eu penso, o que eu sou, são apenas detalhes banais, supérfluos... Quantos "eus". Será que só eu penso em mim? Quero dizer, eu tenho que ser uma pessoa boa, tenho que ter, e parece que meus pais não ligam muito para isso.
Eu peço um tênis de determinada marca e eles não compram. Argumentam que o tênis que eu tenho há um mês ainda está ótimo. Como assim "ótimo"? A moda muda se eles não sabem! Mas o que me faz sentir mais esquecido é saber que para o meu tênis eles não dão importância só que o "aspirador-que-varre-e-faz-leitinho" já é outra história, tem uns quinhentos produtos desse tipo aqui em casa.
Preferia ter nascido com pais ricos, porque assim eu seria uma pessoa boa. As aparências são mais importantes, logicamente.

Percebem a ironia?

2 comentários:

Unknown disse...

Ju! Vivemos em um mundo onde coisas materiais as vezes nos fazem ser mais conhecidos ou adimirado, mas não é motivo pra vc querer ter vindo de uma familia rica, será que vc sendo rica, continuaria sendo rica de alma pra ser a pessoa que é? Ou seria mais uma daquelas menininhas que só sabem fazer compras no shopping e mal sabem fritar um ovo ou conviver em harmonia com a sociedade?
Você é muito rica de alma e muito adimirada pelas pessoas que a conhecem.
Vivemos assim? eu sou suspeito de falar pois gosto de marcas e de umpouco de status mas não deixo de ser simples e de ficar adimirando o pássaro na janela ou as estrelas quando volto do trabalho...
Bjs

J. disse...

Sim, eu concordo plenamente que temos que melhorar, porque merecemos. Esse texto é de completa ironia. Eu nunca pensaria assim, até porque sou um pouco desprendida dessas coisas... Não que eu seja acomodada a ponto de não querer melhorar. A temperança é o segredo de tudo. Consumismo excessivo é uma falha que cresce a cada dia, e faço da ironia minha aliada para criticá-lo. Sinto dor no coração ao ver os valores das crianças de hoje...